* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Morre o inventor do Rato... nossas exéquias

pescado no Tribuna Hoje, link Estadão

Douglas C. Engelbart, cientista que concebeu o mouse e criou uma visão do que seria a internet décadas antes dessas ideias chegarem ao mercado, morreu na noite de terça-feira, 2. Ele tinha 88 anos.

Engelbart estava com a saúde debilitada e faleceu enquanto dormia, disse a filha Christina a amigos em um e-mail. Engelbart chegou ao topo de sua carreira relativamente cedo, numa tarde de inverno em 1968, quando ele fez uma apresentação de uma hora expondo ideias futurísticas que seriam consideradas décadas depois como a “mãe de todas as apresentações”.

Falando a uma plateia de mil pessoas da área de tecnologia em São Francisco, Engelbart, que era cientista da computação no Instituto de Pesquisa de Stanford (SRI, na sigla em inglês), mostrou um aparelho em formato cúbico com dois discos. Ele chamou o aparelho de “Indicador de posição X-Y para um sistema de imagem”. Foi a primeira aparição pública do mouse.

Engelbart então convocou uma imagem em tempo real, com voz, de um colega a mais de 50 quilômetros de distância. Foi a primeira demonstração de uma video-conferência. Ele também explicou uma teoria de como páginas de informação poderiam ser ligadas umas às outras usando ligações de texto, uma ideia que mais tarde seria a pedra fundamental para a arquitetura da internet.

Em um tempo em que a computação era restrito aos programas de pesquisa governamentais e amadores curiosos, Engelbart nunca buscou ou obteve a grande riqueza que mais tarde seria sinônimo do sucesso de grandes criadores de tecnologias do Vale do Silício. Ele nunca recebeu royalties pela criação do mouse, por exemplo, quando o SRI patenteou a invenção e depois a licenciou para a Apple. A empresa foi a responsável por popularizar a tecnologia.

Engelbart se inspirava na crença de que os computadores poderiam ser usados para aumentar o intelecto humano. Em conversas e em suas pesquisas, ele descrevia uma visão de uma sociedade em que grupos de trabalhadores altamente produtivos passariam muitas horas do dia lidando coletivamente com informação em computadores.

“As possibilidades que estamos buscando envolvem uma relação de trabalho entre homem e máquina em que a interação próxima e contínua com um computador beneficia o homem com habilidades para lidar, alterar e replicar a informação de forma radical”, ele escreveu em uma proposta de pesquisa para o SRI em 1961.

Seu trabalho, ele argumentou com convicção, “compete em importância social com as pesquisas sobre energia termonuclear, de exploração espacial ou o combate ao câncer”.

Em 2000, Engelbart recebeu prêmios de prestígio, incluindo a Medalha Nacional de Tecnologia e o Prêmio Turing. Ele vivia em Atherton, subúrbio no Vale do Silício perto da Universidade de Stanford.

2 comentários:

  1. Aqui está outro cara que pena a obscuridade. Meu primeiro computador foi um 'clone' de ZX-81: http://en.wikipedia.org/wiki/Clive_Sinclair

    ResponderExcluir
  2. Então estamos na mesma origem seo Elvis... my first computer was a model TK-85 too... all this in early 1987

    ResponderExcluir