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domingo, 2 de junho de 2013

Este blog defende os índios incondicionalmente

pescado no Diário do Centro do Mundo

Gleisi Hoffmann simboliza a opção do governo Dilma pelos ruralistas em desfavor dos índios.



Gleisi Hoffmann

Este texto é dedicado à memória do terena Oziel Gabriel, morto aos 35 na defesa da terra dos seus.

Você mede socialmente uma administração pela forma como os desvalidos são tratados.

Olhe para os índios, e você vai ver quanto o Brasil tem que avançar no desenvolvimento social – a despeito das frequentes autocongratulações do PT.

Pobres índios.

Eles devem ter imaginado que, com um governo de raízes populares, sua vida melhoraria.

Talvez a mesma ilusão tenha tomado os moradores de Pinheirinho, o assentamento destruído há pouco mais de um ano em São José dos Campos.

Bem, a realidade é diferente. Nada mostra tão claramente o quanto o PT está engessado nas reformas sociais de que o país tanto necessita quanto a relação do governo Dilma com os índios e, do outro lado, com os ruralistas.

A opção pelos ruralistas é torrencial.

A ministra da Casa Civil Gleisi Hoffman personifica isso. No começo de maio, na Câmara dos Deputados, ela desqualificou diante de uma plateia de ruralistas um dos raros apoios com os quais os índios contam: a Funai.

Foi aplaudida.

A Funai é um órgão envolvido com os interesses indígenas e, portanto, não é imparcial, disse ela. Gleisi colocou sob suspeição a competência da Funai para desenvolver as atribuições que estão sob a sua responsabilidade.

Dias depois, ela disse que “o governo não pode e não vai concordar com minorias com projetos ideológicos irreais”.

Irreais????...

Um momento: preservar o resto do resto de terras indígenas é irreal?

Mudaram os índios, mudaram os fatos – ou mudou o PT?

“O PT no poder parece que esqueceu toda a trajetória que o construiu”, disse recentemente um ativista dos direitos indígenas. “É doloroso que a sociedade, à frente os povos indígenas, tenha que partir para o confronto contra o PT-Governo para evitar que este se afunde no agronegócio dilapidador da biodiversidade e para impedir a exploração predatória.”

Como isso aconteceu?

O governo Dilma Rousseff é hoje refém da bancada ruralista. Sem ela não aprova projetos como a MP dos Portos.

Escreveu um outro ativista: “A bancada ruralista chantageia, joga pesado, barganha. Sabe como enredar o governo porque joga de forma unitária, classista, não titubeia na defesa dos seus interesses. Há análises que interpretam que o maior partido no Brasil é o ‘partido dos ruralistas’.”

Continua ele: “Na ótica do governo, afrontar os ruralistas é empurrá-los para o apoio a outras candidaturas. Nas articulações políticas visando 2014 não é bom tê-los como inimigos, avalia o Palácio do Planalto. Sabe-se que o apoio dos ruralistas foi importante para a vitória de Dilma Rousseff em estados da região centro-oeste. As articulações para reeleição de Dilma contam com o apoio senão de todos, de parcela significativa dos ruralistas.”

Ouça agora o antropólogo Spensy Pimentel: “Num país como o Brasil, o bom trato com a questão indígena ajuda a definir o grau de nobreza de um governo. Porque os indígenas, aqui, não são expressivos, em termos eleitorais, mas eles são um componente da mais alta relevância no que se refere a nossa história e nossa identidade como brasileiros”.

Mas não dão votos e nem ajudam a passar projetos do governo no Congresso – e por isso são desprezados.

2 comentários:

  1. A política indígena é totalmente equivocada e o governo está certo em querer escapar dela. No fundo copiou-se dos EUA esse negócio de tratar povos indígenas como enclaves nacionais.

    Desde pequenos somos ensinados que racismo é crime e burrice, que não tem base científica etc. mas quando se trata de índios, começa toda essa conversa antropológica do século XIX, se o cara pertence à raça indígena Foo ou Bar.

    No meu costumeiro ceticismo, acho que esse tipo de coisa só existe para dar emprego para um batalhão de antropólogos e indigenistas. Estes sim constituem a única "tribo" que realmente sai ganhando com toda essa política.

    O índio é ligado à sua terra, ok. É um sentimento bastante humano, então porque cada um de nós não pode ter direito a ter seu pedaço de terra intocado? (Como você sabe, já reservei o meu, já no Rio Natal, bem comprido e tortuoso!) Agora está essa moda, vai construir um túnel ou duplicar uma rodovia curta, lá está uma tribo a atrapalhar.

    O índio é discriminado. Concordo plenamente. Mas ficar colocando escola indígena, isolando o índio, colocando-o como cidadão eternamente incapaz e hipossuficiente não vai melhorar isto. Em minha opinião o que o índio precisa é o que todo mundo precisa: receber subsídios para conseguir viver bem no mundo que existe, e então cada um pode exercer sua liberdade para celebrar sua cultura. Afinal cultura vem de 'caldo de cultura', não é?

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  2. Ia revogar meu comentário anterior em favor deste vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=-iurEdHrQw8) e outros relativos ao mesmo assunto do mesmo cara, mas acho que só o primeiro parágrafo seria realmente incompatível.

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