* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Microsoft se metendo no jogo politico no Brasil

Uma notícia que está circulando nos blogs internacionais de software livre alerta:

Steve Ballmer visitou todos os estados governados pelo PSDB, o partido de oposição ao PT de Lula (Partido dos Trabalhadores) e fizeram acordos para difundir o EDGI nestes estados. EDGI é o nome do Programa intensivo antiGNU, antiLinux da Microsoft.

Basicamente, esta é a história. Enquanto o governo federal apóia o Linux, Ballmer fez alianças nos estados controlados pelo partido rival para atrapalhar o uso deste software livre nas escolas, uma vez que as escolas tem computadores doados pelo governo federal, que rodam com o sistema operacional Linux.

M
ais detalhes e como a fonte da Techrights resumiu a coisa toda:

Demorou algum tempo para reunir informações importantes sobre os interesses do Sr. Ballmer no Brasil. Na verdade, eles (Microsoft) estão muito preocupados com as questões de TI (Tecnologia da Informação) aqui no Brasil, desde a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2002, foi publicado este post, que versa sobre a eleição de Lula e os rumos das políticas em matéria de software proprietário no seu governo.

Antes ainda, em 2001/2002, Ballmer se encontrou com diversos políticos, até mesmo o governador do Distrito Federal na época, o Sr. Cristovam Buarque. Naquela ocasião estava havendo doações de computadores para escolas públicas, do governo federal, mas, com o Windows XP. Quando o governo mudou, e o PT assumiu, a história começou a mudar.

A partir de 2008
Ballmer (Microsoft), começa a atacar a adoção do Linux, na área de ensino no Brasil, fazendo acordos com governadores de partidos de oposição ao Partido dos Trabalhadores (PT), o partido do presidente Lula, com a intenção de varrer com o Linux da vista das crianças.


Em São Paulo, se reuniu com José Serra e fizeram um acordo sobre os “Telecentros”, que nunca deveriam trabalhar com a plataforma Windows, visto a grande incidência de vírus / divulgação malware nesta plataforma.

Houve até uma nota de imprensa da própria Microsoft, elogiando rasgadamente o estado de São Paulo.

Então, depois disso tudo, estanhamente todos os estados governados pela oposição estão fazendo negócios com a Microsoft na área de educação. São Paulo, em 2008, depois Amazonas, Piauí, Pará, Goiás , Paraíba e agora, Rio Grande do Sul.

Os ataques ao Linux estão sendo feitos nos estados, não a nível de governo federal, uma vez que o governo Lula está fazendo esforços muito grandes para incentivar o uso do Linux

A Microsoft por seu turno tenta anular as ações do governo federal, enfraquecendo o interesse no Linux, com a corrupção e as promessas de vantagens e emprego para o funcionários de escalões mais baixos, mas se sabe muito bem onde termina essa doutrinação. Somente Microsoft ganha, aqueles são apenas peões no seu jogo de interesses.

A coisa continua em 2009, como pode se ver no ótimo blog da NaMaria, que já descascou parte dessa marmota ai no ano passado, de como essas tramóias acontecem no governo tucano paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário