* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Mentes “acoxinhadas” também no grande império benevolente do Norte
por Carlos Motta, em seu blog
Não dá nem para imaginar o que a turma do contra falaria se o que aconteceu nos Estados Unidos tivesse ocorrido aqui no Brasil.
Haveria gente que a esta hora estaria pedindo pena de morte para a presidente Dilma.
Mas essa semiparalisação do governo americano, por causa da falta de um acordo do Congresso para a ampliação do teto da dívida do governo, para US$ 16,7 trilhões, mostra a que ponto chega uma oposição formada por fanáticos, como essa do Partido Republicano: o ponto central da divergência é o projeto do SUS americano, que os republicanos não aceitam e querem que seja adiado por mais um ano.
O fato é que o presidente Barack Obama perdeu muito tempo pensando nos negócios dos Estados Unidos no mundo, como na maneira de derrubar o colega sírio Bashar Al Assad, que se esqueceu que tem, primeiro, de cuidar de sua casa.O resultado é esse: uma crise monstruosa, que não tem data para terminar e pode ter resultados catastróficos para a economia interna, com reflexos evidentes para a de outros países.
Mas o principal ponto para reflexão é mesmo a causa de toda essa balbúrdia. É impressionante como a sociedade que se diz a mais avançada do mundo, a mais liberal, a democracia mais ampla do planeta, a terra da oportunidade, tenha forjado políticos como esses incríveis republicanos, que bombardeiam a ideia de se criar um sistema público de saúde sob a alegação que ele embute mais impostos.
Não tem muita diferença de certas coisas que a gente ouve ou lê no Brasil.
Aqui, como lá nos Estados Unidos, infelizmente há certo tipo de gente que não aceita de nenhum modo que o seu semelhante possa ser alvo da mais ínfima solidariedade.
Essas pessoas têm sido a desgraça da humanidade.
Por causa desse tipo de pensamento milhões morrem de fome e doença. E todos se dizem religiosos, seguidores de uma ética que prega o amor ao próximo, todos se mostram preocupados em melhorar a vida dos cidadãos, todos são dedicados única e exclusivamente ao bem-estar público.
Haja hipocrisia!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário