* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sábado, 26 de outubro de 2013

Maravilha!... GP da Holanda de F1, ano 1967



Vídeo sensacional de ótima qualidade de imagens de um Grande Premio de Formula dos tempos gloriosos e heroicos, em 1967.

Trata-se do GP da Holanda daquele ano, no perigosíssimo circuito de Zandvoort, no meio de umas dunas e perto do mar. O vento soprava areia sobre a pista, que ficava escorregadia tornando a vida dos pilotos um inferno. Houve muitos acidentes fatais naquela pista e 3 pilotos da Formula 1 pereceram lá.

Para mim esse vídeo tem um significado especial, pois em 1967 eu era um garoto de 10 anos e ainda lia preferencialmente revistas em quadrinhos Disney, mas nada sabia de automobilismo. No final daquele ano as revistas Mickey e Almanaque Tio Patinhas fizeram uma promoção de distribuir encartes com figurinhas sobre a Formula-1. Foi o meu primeiro contato com este esporte. Colecionei algumas daquelas fotos dos carros (não todas) e passei a me interessar um pouco pela coisa, pois já tinha assistido corridas de automóveis de rua em Blumenau, onde morava.

Junto a cada figurinha do álbum havia um breve histórico explicativo de cada carro e equipe. Lembro que os carros que mais me impressionaram eram os BRM’s, lindos, com sua pintura azul marinho com o bico laranja. Depois disso sempre pintava meus carrinhos de rolimã dessas cores: Azul marinho com uma parte laranja na frente.

Nunca pensei que um dia pudesse assistir uma corrida daquelas, o que a barulhenta internet e o VoceTuba hoje nos permite. Isso é fantástico!...

A corrida em tela também mostra os tempos românticos e “a facão” da Formula 1, com os mecânicos enchendo o tanque com latas de gasolina e funil, ou lubrificando com pequenas latinhas de óleo Esso. Esse grande premio também representa a gloria da equipe Lotus, que vence logo na estreia do seu novo modelo 49, pilotada pelo fantástico Jim Clark (que morreu num acidente nas pistas menos de um ano depois). O novo carro vinha com novo motor, o Cosworth DFV, com 4 valvulas por cilindro, que a partir dai foi o maior vencedor  na categoria de todos os tempos, mantendo uma hegemonia  por quase duas décadas.

O vídeo não tem dublado ou legendado, portanto vão ter que se virar em ingles mesmo, mas ainda assim deve valer muito a pena para os que conheceram aqueles tempos gloriosos da Formula 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário