* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A reforma do Cine Brasil em São Bento - registro

clique nas fotos para ampliar um pouco


Texto - variação da nota de imprensa da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul


Depois de uma semana de trabalhos a operação de colocação da estrutura metálica do prédio do Centro Cultural Dr. Genésio Tureck chegaram ao fim a 1ª etapa dos trabalhos, na semana passada. O guindaste, que foi utilizado naquela etapa, atraiu a atenção das pessoas que passaram pelo centro da cidade naqueles dias.

Utilizado para retirar as antigas tesouras em madeira e substituí-las pela estrutura metálica, o grande guindaste encerrou sua participação na operação após a colocação de 7 tesouras e demais peças. Segundo o engenheiro da Prefeitura, responsável pelo projeto, Gerson Evers Mendes, a operação não seguiu com o cronograma inicialmente firmado devido aos imprevistos que surgiram conforme a obrfa evoluia. “Uma obra de reforma exige o cuidado com muitos detalhes, e como estamos trabalhando sobre um prédio antigo e com formas diferenciadas, algumas dificuldades surgiram”, disse Gerson.

Desafios

Algumas das dificuldades encontradas durante a colocação da estrutura metálica foram, por exemplo, a mobilidade para perfurar a platibanda na lateral direita do prédio. A platibanda é a extensão da parede do prédio, que esconde o telhado, e para cada tesoura esta parede superior precisou ser perfurada, pois a tesoura é encaixada por sobre a parede do prédio e por dentro da platibanda. O detalhe é que o acesso para parte desta platibanda dá-se somente por fora do prédio, com a utilização de escadas, o que freia o ritmo dos trabalhos.

Os entulhos da estrutura antiga do telhado, em madeira, também prejudicaram a movimentação da equipe no interior do prédio. Outro detalhe que segundo Jaime deixou toda a operação mais lenta, foi o longo raio de distância que o guindaste precisou obter para colocar as tesouras em cada local. As últimas tesouras, localizadas mais próximas ao palco, foram as mais distantes colocadas. As primeiras tesouras, as maiores e mais pesadas, exigiram mais cuidado e diversos ajustes na estrutura do prédio e telhado para o perfeito encaixe.

Estrutura de peso

O tamanho da operação para colocação das tesouras, treliças e terças metálicas no prédio do Centro Cultural totalizará aproximadamente 12,1 toneladas. Mesmo com o guindaste encerrando sua participação nos trabalhos, a equipe de obras ainda irá subir diversas treliças para soldar entre as tesouras da estrutura.



Proporções

As sete tesouras instaladas tem as seguintes características: A maior tem 33 metros de comprimento e 3,8 metros de altura, e peso de 2,5 toneladas. A segunda maior, porém mais alta, tem 27m x 5,6m e 2,5 ton. As demais possuem 22m x 5,2m e 1,8 ton; 18m x 2m e 0,8 ton; 16m x 4,1m e 1,4 ton; 11m x 2,9m e 0,9 ton; 8m x 2,2m e 0,6 ton.

Cobertura

Os trabalhos devem prosseguir ainda durante algumas semanas, pois uma outraa equipe irá instalar toda a estrutura em madeira do telhado, como o ripamento das telhas, e posteriormente a colocação de todas as telhas, aproximadamente 11 mil. Como o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico, o telhado não poderá sofrer alterações em sua forma original, por isso telhas de barro como no original serão utilizadas.

Investimentos

A Prefeitura de São Bento do Sul está realizando esta primeira etapa da reforma total do Centro Cultural Dr. Genésio Tureck com investimentos na ordem de R$ 261.619,50. Para a segunda etapa, que abrangerá a reforma de todo o prédio, acabamento e decoração, já estão orçados R$ 300.000,00.






Nenhum comentário:

Postar um comentário