* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Não sou gremista nem nada, mas essa aqui vai esquentar a orelha do dentuço



Publicados nos blogs O dentuço pilantra e Blog tricolor

Vibre, torcedor gremista: Ronaldinho Gaúcho NÃO é do Grêmio. Faça sua festa, torcida tricolor.

Nós, torcedores, somos extremamente passionais. E isso tem um ônus. Entre ídolos, grandes personalidades e baitas jogadores, também somos obrigados a torcer por mercenários, atletas sem caráter, etc. Já aplaudimos pessoas nada exemplares, só porque vestiam o manto. Nós e todos os torcedores do mundo.

Com Ronaldinho não seria diferente. Ele e seu irmão não valem nada. Não valem nada e abriram leilão, vejam que ironia. Mas mesmo assim, sabendo disso, nós torceríamos por ele. Vibraríamos como crianças após um gol de falta na semifinal da Libertadores ou em um Gre-nal. Perdoaríamos, esqueceríamos, ergueríamos Ronaldo nos braços após o Tri América. Torcedor é assim, infelizmente. Ou felizmente, vai saber.

Mas felizmente nos livramos dele. Poderemos fazer a mesma festa, com a mesma vibração, mas festejando homens mais honrados, mais dignos.

Ronaldinho Gaúcho é uma das personalidades mais deprimentes da história do futebol gaúcho. Não estou dizendo isso apenas porque a família A$$i$ Moreira não tem caráter. Não estou dizendo isso apenas porque nos traíram no episódio PSG e agora estão nos traindo no episódio Flamengo. Estou dizendo isso também porque ele é um bundão. Um bunda-mole, como se diz por aqui.

Ronaldinho nunca se posiciona. Ele sempre fala, fala, fala e não diz nada. Ao perguntarem se ele prefere o Grêmio ou o Palmeiras ele dirá que os dois são legais, pois o Grêmio é azul como o céu e o Palmeiras é verde como as árvores. Nunca faz afirmações fortes, declarando amor ao clube, manifestando alguma opinião, vontade, nada. O Assis é quem manda. E o dinheiro é quem manda no Assis. Por tabela, Ronaldinho é guiado pelo dinheiro. A impressão que dá é que o Trairúcho deixa seu irmão e empresário escolher até mesmo suas cuecas. “– Mano, posso comer iogurte? – Não, Ronaldo, já passou das 22h, vai dormir, amanhã tu come”.

Em seu site oficial Ronaldinho disse que se fosse por sua vontade já estaria com a camisa do Grêmio, mesmo ganhando menos. Mentira. Primeira vez que vi o dentuço se posicionando e manifestando uma opinião e ela é totalmente mentirosa. E ainda nos tira para bobos. O Milan já tinha liberado, e os irmãos Assis tinham três propostas na gaveta: Grêmio, Flamengo e Palmeiras. Em todas ganhariam dinheiro. Ou seja, a decisão era deles sim. Nada o impediria de jogar no Grêmio, pois a proposta existiu e o contrato estava pronto. Ele não vai jogar no Grêmio porque não quer, pois preferiram uns pilas a mais do Flamengo, quiseram exigir mundos e fundos do “clube do coração”, quiseram abrir leilão. Não vai jogar no Tricolor porque não está dando a mínima para o clube e sua torcida, como, aliás, nunca deu.

Se fosse gremista mesmo e quisesse jogar aqui, só trocaria o Grêmio por um Manchester City, L. A. Galaxy ou algum outro time com cifras astronômicas. No Brasil não deveria nem ter ouvido outras propostas: era Grêmio ou exterior.

Gostei do pronunciamento do Odone. O projeto era para resgatar um gremista, trazer um porto alegrense de volta à sua casa e ao seu povo. Quando se viu que ali não tinha nenhum gremista, e sim um dinheirista, Odone saiu do negócio. Recusou-se a entrar em leilão. E ainda sugeriu: “procure o Corinthians também, talvez eles paguem até mais”. Perfeito. O Odone que encerrou a negociação. O Assis até ligou pra ele dizendo que a preferência ainda era do Grêmio e o papo de 99,9% certo com o Flamengo era besteira. Mas o Odone encerrou. Ótimo.

E não vai jogar no Grêmio também porque é burro. Além de ter criado uma guerra com 60% do estado em que nasceu, vai jogar naquela várzea carioca, onde se vai ao treino quem quer e quando quer e salário atrasado já faz parte da tradição. Naquela bagunça, que vai o afastar ainda mais da Seleção Brasileira do gaúcho e nada bobo Mano Menezes. Perdeu a chance de ter um Renatão no seu comando, pra colocá-lo novamente nos eixos. Ganancioso, mau caráter e burro. E o Assis é muito despreparado. Imaginem um Gilmar Veloz sendo o representante do Ronaldinho: por mais que fosse parar no Flamengo, jamais teria deixado a coisa se desenrolar dessa maneira desgastante e suja. Só criou mais inimigos e desconfortos.

Mas o futebol é movido pela paixão. É feito, em sua essência, por homens, e não pelo dinheiro. E homens possuem valores, sentimentos, honra, dignidade. São homens assim, de personalidade e brio, que colocam os pés na calçada da fama do Olímpico. Homens como Renato, Dinho, Danrlei. Ronaldo foi talvez o maior talento revelado no futebol gaúcho, e um dos maiores do Brasil e do mundo. Mas está longe de ser ídolo. E mesmo se tivesse vindo para o Tricolor, continuaria longe, pois não tem o perfil. Tem só futebol, e isso não basta para ser um ídolo.

Eu dizia há dias: se o Ronaldinho vier nos dará muito dinheiro e visibilidade. Se não vier, nos dará a Libertadores. Agora isso faz ainda mais sentido. Eles conseguiram cutucar um leão semi-adormecido. A torcida do Grêmio vai rugir nessa Libertadores. A direção deverá ficar igualmente inquieta. O grupo ficará mais unido, sem uma estrelinha bobalhona sambando no vestiário. “Enquanto eles dançam o frevo, nós afiamos nossas espadas”. O bicho vai pegar. E espero que após ser eliminado da COPA DO BRASIL, Ronaldinho assista pela televisão o clube que o criou e tirou sua família da miséria fazendo a maior festa que o Rio Grande do Sul e o Brasil já viram após conquistar o Tri da LIBERTADORES. Quero que ele veja pela TV os gremistas do Brasil todo enlouquecidos, numa festa sem hora pra acabar. Uma festa da qual ele não fará parte.

O Grêmio é maior que todos, por isso eu lamento pelo Ronaldinho e pelo Assis, que continuarão sendo para sempre essas pessoas odiosas. Mas o Tricolor, sem eles, seguirá sendo esse gigante de 8 milhões de apaixonados. E quando faturarmos o Tri América eu estarei aqui no Blog repetindo a frase: “VIBRE, TORCEDOR GREMISTA”. E isso não te inclui, Ronaldo, pois tu não é um de nós. Vibre quando teu dinheiro multiplicar, e só.

Saudações azuis, pretas e brancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário