* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O descaramento e o descaso vão continuar

Hoje, infelizmente, se confirma mais uma vez o que muitos já imaginavam: os países mais poluidores não irão assumir qualquer compromisso formal para reduzir a poluição e a emissão de gases que provocam o efeito-estufa e, com ele, o aquecimento global.

A começar pelos EUA de Barack Obama, os países integrantes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico decidiram que na Conferência do Clima, daqui a um mês, em Copenhague, não assinarão qualquer documento de compromisso de redução de suas emissões.


Mas isso não chega a ser uma surpresa. Principalmente, por parte da China e dos Estados Unidos que, juntos, respondem por mais 25% das emissões do planeta. Os EUA e a China já tinham fugido do protocolo de Kyoto, há mais de uma década, e agora fogem de novo.


Vamos ter que ter muito mais choro e ranger de dentes para que essas nações se sensibilizem. Pelo menos o Brasil se apresenta com uma proposta concreta, embora eu ache que seja muito ousada, ou talvez ó uma manobra para criar um clima de pressão. O Brasil levará seu empenho formal de reduzir suas emissões em 40% ate o ano de 2020.


Mas penso ser um comprometimento muito grande do Brasil ante esses outros países, que declaram sua intenção descarada de não fazer nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário