* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 10 de março de 2015

Missão (quase) impossível - conviver com coxinhas




por Alan Souza, comentarista no blog do Nassif


É impossível para quem é de esquerda, como eu, manter amizade de qualquer nível com um coxinha. No máximo vai rolar um coleguismo, se a convivência de trabalho assim impuser, ou uma cordialidade padrão, no caso dos vizinhos. Mas proximidade real, amizade, isso se tornou impossível.

Tive e tenho amigos coxinhas. Dos que ainda tenho, hoje tomei a decisão de me afastar. Coxinhas mentem, mistificam, enganam e com seu papo melífluo escorado na nossa mídia igualmente mentirosa acabam por arrastar para suas indignações aqueles que mais ganharam com os governos do PT - os pobres.

No meu trabalho está sendo assim. A indignação seletiva dos coxinhas contaminou diversos terceirizados, pessoas pobres que sobrevivem com um salário de 900, 1000 reais por mês. Essas pessoas estão convencidas pelo discurso dos coxinhas, de que tudo está uma desgraça e o país era melhor com FHC. Estagiários que estudam graças ao FIES odeiam os governos do PT. Terceirizados que podem viajar e comprar um carro usado graças à estabilidade na economia acham que eram mais felizes quando estavam desempregados, no governo FHC. Servidores de nível fundamental, que estão podendo comprar uma casa pelo Minha Casa Minha Vida, acham melhor quando pagavcam aluguel. E por aí vai.

Coxinhas mentem - todos - e contaminam com suas mentiras. E não recuam nem diante da verdade. Uma dessas pessoas de quem me afastarei insiste em dizer que o roubo na Petrobrás foi de 88 bilhões, pois foi isso que a própria Petrobrás reconheceu em seu balanço. E por mais que eu mostre as petições do Janot falam em 1 bilhão, que o TCU fala em cerca de 1 bilhão e o juiz Moro não fala em nada, continua a sustentar isso. Por mais que eu argumente que se isso fosse verdade Janot utilizaria isso, o juiz Moro utilizaria isso, a pessoa sustenta a mentira. E diz que o Janot está cooptado pelos petistas e o juiz Moro com medo...

E aí eu chego à conclusão: não mentem por desconhecimento. Os coxinhas sabem que a corrupção na Petrobrás não foi de 88 bilhões, eles insistem em repetir isso por mau-caratismo mesmo. É por defeito moral, o mesmo de onde nasce a indignação seletiva. É pra enganar e cooptar incautos. Ainda que pra isso eles precisem ensinar esses incautos a amar o que os levará à miséria novamente, numa eventual queda do governo do PT. O nível de fealdade dos coxinhas chega a esse ponto.

Quando a mentira fica por demais evidente, o quando os argumentos fogem, meus ex-amigos coxinhas soltam a frase de força: "o Alan é petista!". Pronto, é o argumento-cláusula-pétrea da Constituição, irrefutável, irredarguível! Se quem contra-argumenta é petista, o que quer que ele fale é inválido. A norma fundamental de Kelsen desenhada por um coxinha.

Assim, desisti da tolerância, desisti da boa convivência, desisti da coexistência: vou cortar o papo com coxinhas e só vou dedicar minha amizade a quem é de esquerda como eu. Ou a quem for de direita mas tiver amor à verdade (tá dificílimo achar um, mas eu até acredito que exista, em teoria...). Ou a quem tiver ódio de política e for bom caráter. Prefiro um analfabeto político honesto do que um coxinha politizado.

4 comentários:

  1. Prezado,
    Ótimo texto. Há muito tempo parei de papear com coxinhas, seja amigo, parente, até um dos filhos (parece que pegou a doença no local de trabalho). É duro, mas por outro lado, exercita a convivência democrática, até o limite do razoável. Também tenho o meu "argumento-cláusula-pétrea da Constituição, irrefutável, irredarguível" - detectei a coxinhice, mando ESTUDAR HISTÓRIA e me retiro. Não tenho dó. Tive uma vida de trabalho dura, me privei para estudar, procurar entender melhor as coisas e vou me desgastar com argumentos repetitivos de jegue?
    Sds,
    Carlos Magno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completando : O que mais me agrada é quando mando ESTUDAR HISTÓRIA (até ofereço algum livro) , me retiro, e o coxinha ainda quer argumentar, e o deixo falando sozinho ou com os iguais, dele.
      Fico muito feliz - vou dormir tranquilo.

      Excluir
  2. Não é de se admirar que há tantos coxinhas,num país onde há tantos ignorantes...

    ResponderExcluir
  3. Na cabeça de coxinha não existe pobre, não existe racismo, não existe homofobia, não existe xenofobia, não existe machismo, não existe intolerância religiosa... Mas gays devem ser mortos, negros são criminosos, estrangeiros devem ser expulsos, reserva ambiental é mato, candomblé é satanismo e o único país do mundo é a parte branca, racista, xenófoba, homofóbica e ultra-conservadora dos Eua... Só esta parte, porque o resto são "bandidos".

    ResponderExcluir