* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 23 de março de 2010

Você Também Pode Dar um Presunto Legal

Filmado entre 1971 e 1973 e reeditado em 2006, o ótimo documentário “Você Também Pode Dar um Presunto Legal” só agora vem a público, mesmo assim sem nenhum alarde.

Não foi exibido na época em que foi feito pelo temor de causar constrangimentos e problemas aos atores que participaram de algumas cenas recriadas das situações descritas. Esse documentário, embora com limitações técnicas por terem os originais permanecido tanto tempo esquecidos, não envelheceu, nem é apenas história. Soa mais como o retrato do Brasil quando criança.

Algumas cenas de São Paulo do inicio da década de 1970 são verdadeiras pinturas de época.

Presunto era a gíria com a qual se chamavam os corpos encontrados em valas e matagais, vítimas de grupos de extermínio. A produção desses presuntos, pelo nascente Esquadrão da Morte, recebia certo tratamento benevolente de parte da mídia, como se essa limpeza social fosse autorizada como um mal necessário e daí para justificar qualquer tipo de limpeza de “ervas daninhas”, inclusive os opositores ao regime militar, os sempre propagados “subversivos comunistas”.


Parte 1


Parte 2


Parte 3 – Tem uma falha de audio no meio do video


Parte 4

Um comentário:

  1. Bom, tem gente que acha o regime de Cuba uma coisa boa, em pleno século XXI, 40 anos depois do documentário aí!

    ResponderExcluir